segunda-feira, 19 de junho de 2017

O que é anime e como ele é feito.



O que é anime

Anime é uma forma de arte, especificamente animação, que inclui todos os gêneros encontrados no cinema, mas ele pode ser erroneamente classificado como um gênero. No Japão, o termo refere-se a todas as formas de animação do mundo inteiro. Os dicionários de língua inglesa define anime como um "estilo de animação japonesa" ou como "um estilo de animação criado no Japão".


Como ele é feito

Para começo de conversa um anime, ou qualquer desenho animado precisa de vários profissionais, pois dá muito trabalho criar um anime e um estúdio conta com vários profissionais como: Roteiristas, supervisores, diretores, designers de personagens, coordenador de cor, diretor de arte, diretor de edição e muitos outros.


A primeira etapa é a Pré-produção.É sobre uma reunião com os diretores responsáveis pelo anime que decide todo o planejamento como a faixa etária do público alvo do anime, quais os patrocinadores que poderão financiá-lo e ideias de como pode ser o perfil de cada personagem. Essa etapa também leva o nome de “Brainstorming” que traduzindo seria tempestade de ideias. Quando eles terminam esse primeiro processo chega a hora de escolher os profissionais para criação do anime, que é a segunda etapa, a Produção. Os profissionais são decididos através do estudo do currículo deles e do perfil de cada um. Assim é criada a equipe de animação.


Tudo será iniciado através do script(terceira etapa da criação do anime) que guiará os demais profissionais ao objetivo central, que é finalizar a produção no tempo estipulado. O roteiro terá tudo o que acontecerá no anime do começa ao fim.


A quarta etapa é sobre desenhos e animações. Com o roteiro em mãos, inicia-se o trabalho dos desenhistas. Os Storyboards nada mais são do que ilustrações que objetivam pré-visualizar o que será mostrado na animação.Após as definições das etapas iniciais serão criadas as imagens baseadas nos Storyboards definidos (layouts). São feitos também os Desenhos Chave, um desenho pós layout feito por desenhistas mais experientes. O douga é feito pelo desenhista responsável pela a parte de movimentação das ilustrações.Ele faz toda a ilustração que quando combinada dá a sensação de movimentação dos personagens e do cenário. O último passo do processo de desenhos são os celuloides, ilustrações que farão parte da animação. A animação sai da parte dos desenhistas e começa a dar as caras para os animadores do projeto. Eles utilizam os celuloides para criar os frames, assim reunindo todos os desenhos finais criados e realizando uma sequência de animação.Após os animadores terem a sequência certa das cenas , o projeto é passado para outros animadores responsáveis por efeitos especiais e outros detalhes da cena. Existem animadores que são especialistas em criar explosões, outros em chuvas e outros fenômenos naturais, cada um em sua área de atuação especializada.


A quinta etapa é sobre dublagem e som em que entram os profissionais responsáveis pelos sons. São separados aqueles que cuidarão da trilha sonora, dublagem de personagens, sons ambientes, músicas de fundo e etc.

A sexta etapa é a edição final. Depois de desenhar animar e colocar o som há uma última inspeção geral, com o objetivo de autorizar e finalizar o projeto.Lembrando que todo esse processo se resume a apenas um episódio, podemos concluir que criar um anime é realmente trabalhoso.

Um anime muito bom para se ter uma ideia de como é desafiador criar um anime é Shirobako, resumindo, um anime que fala de como criar animes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curiosidades e Easter Eggs!

Curiosidades e Easter Eggs! -Steven Universe 1-No episódio "Gem Glow" fomos apresentados a Centipoda, uma gem corrompida do desenh...